Ganhe energia para o treino com DEXTROSE

A dextrose é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de academia e exercícios aeróbicos.
Ela é ideal para fornecer energia e melhorar o desempenho, fazendo com que você consiga se exercitar por mais tempo e com mais intensidade. Mas, é preciso ficar atento para não ingerir de maneira irregular. O ideal é que a dextrose seja ingerida apenas durante o exercício e, de preferência, acompanhada de alguma proteína.

O que é Dextrose?

Também conhecida como glicose, a Dextrose é um derivado da conversão enzimática do amido de milho. É um monossacarídeo e quimicamente é considerado umcarboidrato simples por possuir uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita sua digestão e rápida absorção, acarretando em poucos minutos um aumento na taxa de glicose no sangue, por esse motivo é usada como uma das principais fontes de energia pelo corpo.

É um tipo de carboidrato simples, fabricada a partir do amido de milho e possui um elevado índice glicêmico, cujo valor é 110. Por isso a dextrose é utilizada quando se precisa de alguma fonte de energia imediata e não a longo prazo.

É comum que muitas pessoas façam uma pequena confusão quanto a diferença entre a dextrose e a maltodextrina. Esta, é um tipo de carboidrato complexo e que precisa passar primeiramente pelo fígado para que possa ser processada. Ou seja, ela demora mais de ser ofertada e isso faz com que não seja a ideal para ser utilizada no pós-treino e sim, antes e durante os treinos.
Outra diferença é que a maltodextrina não permite que ocorra uma queda brusca da glicemia, uma função que não faz parte da dextrose.

Para que serve e como auxilia no ganho de massa muscular?

A dextrose tem como função principal ofertar energia para o nosso organismo. Existem dois momentos principais do dia em que o nosso corpo está precisando de muita energia: logo após acordar e no pós-treino. São nesses dois momentos em que acontece o catabolismo, um processo que inicia a degradação da fibra muscular. O corpo começa a usar proteína para transformar em energia e servir às diversas funções que precisamos para sobreviver.

É justamente nesse momento que precisamos ingerir a dextrose. Quando há energia disponível em forma de carboidratos, o nosso organismo não sente necessidade de utilizar a proteína como fonte de energia. Os carboidratos são muito mais fáceis de serem quebrados e metabolizados do que a proteína e assim, tornam-se a primeira opção. A proteína fica livre e pronta para reparar a fibra muscular que foi degradada pela musculação. É dessa maneira que a dextrose auxilia no ganho de massa magra.

Outra forma que a dextrose encontra para ajudar no ganho de músculos é o fato de ajudar na formação do glicogênio. Depois que o organismo usa a quantidade de glicose necessária, o que sobra vai para o fígado que a converte em glicogênio. Essa substância é a principal fonte de energia dos músculos. Dependendo da intensidade dos treinos, o glicogênio pode representar mais de 50% da energia consumida durante a musculação.

Outros benefícios da dextrose

A dextrose pode ser de grande utilidade em pacientes que estão internados e precisam ser alimentados através de uma sonda. Ela é de fácil administração e consegue elevar os níveis de energia, algo muito necessário em pacientes que estão sofrendo por alguma enfermidade. Além disso, a glicose que há na dextrose, é essencial para que ocorra a absorção de nutrientes por parte do organismo. Nenhum nutriente entra nas células sem a ajuda da glicose, inclusive a proteína. É por isso que o Whey Protein isolado pode não ser a melhor opção, já que a presença de carboidratos é necessária para que essa substância entre nas células e faça a reconstituição da fibra muscular.

Algumas precauções
Antes de comprar e consumir a dextrose, verifique se a empresa responsável pela fabricação possui o selo da ANVISA. É claro que isso não vale apenas para a dextrose, mas sim para todo e qualquer suplemento que você venha a adquirir. Para armazenar, ela deve ficar em lugar seco e longe do sol para evitar a oxidação. Também tenha a certeza de deixar a tampa bem fechada para impedir a entrada de formigas.

Forma de consumo e como tomar a Dextrose

A dextrose é encontrada em pó e na hora de ingerir, deve ser diluída em água. Para quem faz musculação, o ideal é consumir a dextrose com uma fonte de proteína no pós-treino para garantir melhores ganhos de massa magra. Para aqueles que praticam treinos aeróbicos como corrida ou natação, a orientação é para que a dextrose seja utilizada antes ou durante o exercício. Assim, o atleta terá energia disponível durante todo o treino já que esse tipo de atividade consome bastante energia em pouco tempo. É importante informar que o suplemento não deve ser ingerido nos dias em que você não treina.

Por esse motivo o mais indicado para se tomar à Dextrose é logo após os exercícios, para primeiramente repor as reservas de energia muscular e hepática (glicogênio muscular e hepático) consumidas durante os treinos. E claro, como dito anteriormente, ajudar na absorção de nutrientes, para reparar a musculatura e promover o anabolismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s